Notícias

Publicado: 02/07/2024


Acipp comemora 97 anos conectada com o futuro

A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) celebrou 97 anos de fundação no dia 26 de junho. Na data, foi realizada uma reunião de Indicadores com a participação de funcionários,  diretores e membros dos conselhos  Administrativo e Consultivo. Momento de integração para comemorar a longa trajetória da entidade, que desde a fundação tem sido um pilar essencial para os empreendedores e comerciantes da região.

 

Durante cerimonia no salão nobre da Acipp, foi lembrado que a Associação Comercial cresceu acreditando na força do associativismo para superar desafios e impulsionar o desenvolvimento. “Valorizamos muito a nossa história e nos reunimos para celebrar o fato de a associação seguir alinhada às novas demandas da sociedade, renovando o conhecimento e cumprindo com o seu papel, em todas as dimensões”, comenta o presidente, Raul Audi Junior. 

Entidade civil sem fins lucrativos, a Acipp apoia os empresários na gestão de seus negócios com um amplo portifólio de produtos e serviços. Mas além de participar do dia a dia das atividades comerciais, com serviços como consulta de crédito e assessoria jurídica, a associação promove ações diferenciadas – caso das promoções de vendas e capacitações.

Apenas neste primeiro semestre, as promoções sortearam um carro zero km e R$ 20 mil em vales-compras. “E teremos outras, até o final do ano, incentivando os consumidores a prestigiarem o comércio local”, expõe Audi.

Em outra frente, a entidade vem oferecendo capacitação para empresários e trabalhadores do varejo. Neste momento, cinco cursos estão sendo oferecidos pela Acipp, ministrados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Além da associação sediar um polo da Faculdade do Comércio, em Prudente, o que, mais uma vez, atesta o nosso compromisso com a educação para os negócios”, complementa o presidente.

A entidade também luta pela representatividade do empresariado junto aos poderes públicos. Num exemplo recente, atuou como facilitadora na questão dos grandes geradores de lixo – aqueles empreendimentos que, de acordo com o decreto municipal 35.070/2024, são responsáveis pela gestão dos próprios resíduos. “Junto com entidades parceiras, realizamos um intenso trabalho envolvendo esses geradores, eventuais prestadores do serviço de gestão do lixo e a Prefeitura”, lembra Audi.

De olho no futuro

De acordo com o seu presidente, a governança da Acipp atua no presente, sem nunca perder a visão de futuro. Ao participar, em maio, do maior fórum de debate do comércio do país – o congresso da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) –, a entidade trouxe novidades sobre o uso da inteligência artificial para o varejo. Em junho, em Brasília (DF), endossou o movimento das Associações Comerciais paulistas pela municipalização da Lei de Liberdade Econômica. “Os princípios básicos dessa lei facilitam as atividades empreendedoras, com a interferência mínima do Estado. Tratá-la, agora, no âmbito municipal nos permitirá ajustá-la à realidade local, com mais benefícios futuros”, destaca Audi.